Como Fazer Waffle de Farinha de Amêdoas
Tá com aquela fissura de comer um doce mas a dieta paleo cetogênica low carb high fat flerous lerous blorous, então segue lendo que hoje tem coisa boa.
Eu já fiz no passado dietas cetogênicas e uma das desgraças, ao menos nas primeiras semanas, é desacostumar com pães, bolachas, panquecas etc. Mas você não pode! Porque vai rolar aquele pico de insulina e estragar a porra toda da dieta… Mas, existem algumas formas de dar uma roubada no jogo. Mas lembre-se, é uma roubadinha. Não é pra fazer parte do jogo.
E sim! São crocantes! Usam quantidades absurdas de manteiga! Matam a fome por horas! E parecem os “normais”. Olha que maravilha.
Mas Demian, eu gosto de panquecas molinhas! Também rola! Mais adiante falo sobre isso.
DO PONTO DE VISTA LOW CARB
De um ponto de vista low carb, você costuma estar restrito à proteínas, gorduras boas (animais, azeite e coco), vegetais fibrosos e deu. Não que comer bacon, bife, frango, castanhas, azeite, banha, manteiga seja ruim, mas de vez em quando tem esse vazio interior que só as confeitarias conseguem preencher. Carboidratos vagabundos viciam… Mas você é resistente! E não irá desistir. Então, como eu disse, é só uma roubadinha. Não insira esses waffles no dia-a-dia.
A não ser que você não esteja de dieta porra nenhuma e só tenha problemas com glúten e talvez lactose, se manteiga não tiver problema.
Então, é aqui que as amêndoas entram em cena! É a farinha de amêndoa, que nada mais é que amêndoas moídas.
ESCOLHENDO A SUA FARINHA PALEO
As melhores opções de farinhas para a turma paleo são faria de coco e de amêndoas. Mas perceba, nenhuma das duas deve virar parte integrante da dieta. É só um agradozinho que não avacalha teu processo. Lembre-se que low carb se dá pela redução máxima de carboidratos de alto índice glicêmico, responsáveis pelos picos de insulina no sangue que é responsável por armazenar gordura no corpo.
O que ambas farinhas têm de interessante é a capacidade de poder virar bolos, tortas, panquecas etc. ainda que contenham um índice glicêmico médio a baixo.
Agora uma observação. Se você está num projeto extremo, terapêutico de dieta – em outras palavras, perder um monte de peso rapidamente – evita esses waffles. Deixa eles para mais tarde no seus planos.
Essa receita é para fazer waffle, que são mais crocantes. Caso você queira panquecas, é só cortar a quantidade de manteiga pela metade.
Ingredientes para 1 waffle que cabe em uma máquina de 25 mm de diâmetro:
- 60 g de farinha de amêndoas (meio copo + 1 colher)
- 40 g de manteiga amolecida (1/5 de copo derretida + 1/2 copo fria)
- 1 ovo
- 1 c.s. de fermento químico
- 1 pitada de sal
- colher de chá de extrato de baunilha, se quiser
Equipamentos
- Uma máquina de waffles! Mas também serve uma frigideira.
- Balança sempre é legal ter. Eu converti as medidas, mas é aquela coisa… Peso sempre é a melhor opção na cozinha.
- Um fouet. Aquele batedor de confeiteiro.
- Uma grade de resfriamento. Ou uma grade qualquer. Pode ser da tua churrasqueira elétrica, apoio de panela… Isso é importante para eles não ficarem molengas com umidade.
- Um lugar para misturar tudo. Um pote. Um bowl. Uma tijela.
Molezinha agora. Joga os ingredientes secos na tua tijela. Logo em seguida, joga o ovo e a manteiga. Bate até ficar bom como na foto.
Eu não tou de dieta, não tenho problema com açúcar nem porra nenhuma. Tou aqui só pelas palavras “waffle” e “amêndoas” na mesma frase. Posso misturar açúcar? Poooode, claro!
Você não quer a massa empelotada. A dica aqui é que você role o fouet entre as mãos como você fazia com um pirocóptero na década de 80, simulando uma batedeira. (Se quiser usar uma, pode. Mas só mais tralha pra lavar)
Agora pode rolar um pequeno desafio. Você não quer a parada líquida e nem muito espessa. Se você acabar com uma massa muito líquida, vai grudar muito na máquina. Se ficar muito espessa, o waffle esfarela… Então corrige com mais farinha de amêndoa ou um pouquinho de água para dar o ponto da foto abaixo.
Aguarde uns 3 a 4 minutos na potência máxima e tente dar uma levantadinha na tampa da máquina para ver se está desgrudando já. Mas de leve, se não você separa ele em duas metades. Se estiver meio colado ainda, espera mais um pouco. É normal sair uma “fumaceira” da máquina. Na verdade, é vapor.
Como eu disse já algumas vezes, a grade de resfriamento é muito importante pois permite que o waffle “respire” por baixo, eliminando umidade.
Gostou dessa receita?! Compartilha ela com teus amigos que precisam de dieta que gostam de waffle!
0 Comentários