Como Fazer as Melhores Sobrecoxas

Como Fazer as Melhores Sobrecoxas

Gosta de uma gordurinha? Não cai nessa conversa de “gordura faz mal”. Chega mais que vamos engordar o frango.

Frango é foda, porque costuma ficar com gosto de nada. Principalmente se você usa peito… Mas não é difícil fazer um frango decentemente com bons ingredientes e uma frigideira de ferro fundido das boas. Daquelas que dão de enfiar no forno.

Como fazer sobrecoxas decentemente, com uma bela dose de gordura. Eu prefiro chamar de confit, pois dar um ar saudável e chique.

DO QUE PRECISAMOS?

  • 1 kg de sobrecoxa de frango
  • meia dúzia de sete ou oito alhos grandes descascados
  • duas cebolas médias
  • tomilho e alecrim
  • páprica doce defumada (Dica: tenha sempre um potão disso em casa. Compra em free-shops.)
  • azeite
  • pimenta do reino
  • sal fino

Mas é azeite mesmo. Extra-virgem. Pode ser ali nos 0,5% de acidez que não faz diferença nenhuma. Não consuma esses óleos de soja, girassol, canola entre outras porcarias “saudáveis”. Gordura boa é banha, azeite, manteiga, de coco… 

Mis en place.

Comece aquecendo sua frigideira por uns 10 minutos no fogo alto. Depois coloque bastante azeite (bastante são umas 4 colheres de sopa), umas pitadas de sal e os alhos inteiros descascados. Coloque também as cebolas ao redor e joga alecrim e páprica em cima e deixa lá eles darem uma dourada. Pode tacar aí uma colher de sopa de páprica. Isso vai dar uma cor bonita pro azeite.

Pode ir dando uma revirada no alho, aquela viradinha na cebola…
A frigideira deve estar bem quente

Quando der aquela dourada, a frigideira deve estar bem quente. Arranje os frangos com a pele para cima e deixa dar mais uma fritadinha. Cuidado pra não queimar tudo… se feder, baixa o fogo. Aproveita para jogar mais páprica, sal, pimenta do reino, tomilho, alecrim e o que mais você quiser por cima do frango. Ah! Dá uma lambuzada nas cebolas com azeite. Fica bom pra. Isso.

Tuto ponitinho, acheitadinho.

Tenta dar uma levantadinha nos frangos e veja se começou a formar uma crosta embaixo dele. Esse é o momento de tapar com alumínio e enfiar no forno. Ó a crosta..!

Bela crosta embaixo delas.

Se apega neste detalhe: a frigideira está pelando de quente e o alumínio é um ótimo condutor de calor. Use luvas. Um pano. Uma meia..

A frigideira está pelando de quente.

Forno ali nos seus 180, 200 graus.

Ei! Se a frigideira tiver cabo de madeira, remova-o.

Ali por uns 20 minutos, retira do forno e abre o alumínio. Cuidado com os dedos pois vai sair um vapor do cacete! Dá uma olhada para ver se já está bem cozido e devolve ao forno por mais 10 minutos. Desta vez, sem o alumínio que é pra dar aquela dourada. Tcharaaaaan!

Tcharaaaaan!

Por causa do excesso de gordura que a gente coloca, mais a gordura do frango algum mistério da natureza, o frango fica super saboroso! Na verdade ele frita e assa simultaneamente.

Pode trocar o azeite por banha que também fica show. Ou por manteiga, mas recomendo que seja uma ghee pra não queimar e fazer um fumacê danado pela casa. Manteiga normal costuma queimar a baixas temperaturas, enquanto ghee (basicamente só a gordura) aguenta melhor o tranco.

Curtiu? Manda pra raça!

Abraço!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *