Como Fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro do Mundo

Como Fazer o Melhor Hambúrguer Caseiro do Mundo

ATUALIZAÇÃO: Agora a carne angus deu uma bareteada. Não tanto, mas deu. Então recomendo usar essas carnes porque naturalmente já serem mais gordinhas. Aí pode até usar um contra-filé para fazer hambúrguer artesanal.

Quando se fala de hambúrguer caseiro, aprendi que eles têm que ter gordura. É impossível dizer as palavras hambúrguer e dieta na mesma frase.

Gordura é o que dá sabor pra carne. Então, é assim que eu faço hambúrguer em casa. Bem tranquilo.

O que você precisa:

  • 50% de carne moída de fraldinha (vazio)
  • 50% de carne moída de acém
  • sal grosso & pimenta do reino

Agora aqui tem uma parte importante. É pra usar ACÉM e FRALDINHA. Não é pra vir com alcatra, patinho etc. que é “mais nobre”. Esqueça essa conversa de “carne de segunda”. Isso é migué do mercado açougueiro para te vender carne mais cara como filé mignon, que não tem gosto de porra nenhuma e tanto sabor e custa uma facada. O hambúrguer ainda é gourmet mesmo assim.

Moa as duas juntas. Pronto.

Ela irá ficar com esse aspecto mais gordo mesmo. Essa gordura no meio é que faz a diferença de sabor!

Às vezes existem alguns açogueiros que irão complicar um pouco para moer ambas carnes ao mesmo tempo pois eles não sabem o que colocar na etiqueta… Se for o caso, sem problemas, moa separadamente e misture-as em casa. Só evite ficar muito tempo com a carne fora da refrigeração por motivos óbvios.

Foto da Laryssa

Está tudo bem em dar uma limpada nos cortes, mas não exagere. Remova o sebo (parte branca dura de gordura) e deixa mais a gordura mais macia, aquela que lembra a da picanha. Elas costumam ter um melhor sabor. Para os gringos eu costumo recomendar carne de boi de pasto. Mas aqui no Brasil acho que todo boi é de pasto.

Faça hambúrgueres de 180 a 200 gramas. Aqui tem uma técnica. Faça primeiro um almôndega nas mãos e jogue de uma mão para outra com finalidade de compactar a bolinha. Joga forte entre as mãos. Depois forme o hambúrguer normalmente.

Com um bom vinho da Serra Catarinense. Foto da Laryssa.

Obviamente a melhor forma de assar um hambúrguer é na boa e velha churrasqueira. No fogo. Carvão. Não inventa de usar essas churrasqueirinhas elétricas que não prestam. Fumaça. É parte do negócio.

Na brasa!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *