O Que Você Precisa Saber Antes de Comprar uma Furadeira. Ou uma Parafusadeira.
Em pequenos reparos domésticos, montagem de móveis, ou nos canteiros de obra. A furadeira e a parafusadeira são ferramentas indispensáveis.
Porém, cada uma delas possuem suas atribuições e características diferentes. E, se você precisa de ajuda para saber distinguir elas e fazer a escolha certa, esse conteúdo tem as informações que você precisa.
Tipo de mandril, tamanho, potência, modo elétrico ou a bateria, isso e muito mais no texto a seguir. Confira:
Como escolher entre uma furadeira e uma parafusadeira?
Antes de saber comprar a furadeira e parafusadeira certa, é preciso saber antes a finalidade do uso da ferramenta.
Por tanto, responda para si mesmo as seguintes questões: vou usar na alvenaria? Na madeira? O em uma estrutura de metal? Qual o tempo de uso?
Também há o fator acabamento, se vai ser algo mais profissional ou não, apenas simples reparos ou montagem.
Tudo isso é para te auxiliar em uma escolha assertiva, de um equipamento que vai atender todas as suas expectativas e necessidades.
Características da furadeira
A furadeira atua na perfuração de superfícies, ela pode ser simples ou de impacto. Depende da função.
Com a chave de impacto, a furadeira possui mais eficiência na rotação e perfuração de superfícies mais densas, como colunas, bancadas por exemplo.
Agora se for para montagem de móveis, perfuração de madeira ou metal, não se faz necessário à chave de impacto na furadeira.
Dessa forma, as particularidades da furadeira (tipo de mandril, velocidade, potencia, tamanhos etc.) vão variar conforme o uso mesmo, além das condições do material a ser perfurado.
Tipos de broca da furadeira
Há um tipo de broca para cada forma de uso também. Elas podem ser qualificadas da seguinte forma. Veja:
- Brocas para madeira; são feitas de aço e perfuram madeiras secas ou molhadas. Há também a broca chata, ideal para criar um furo redondo.
- Broca para alvenaria; essa tem um metal chamado vídia na ponta que permite melhor aderência ao cimento.
- Broca para metal; essa é um tipo de broca mais versátil, praticamente vai bem em todo material.
Características da parafusadeira
A parafusadeira é mais usada na fixação de parafuso ou rebites, assim como para apertá-los ou desenroscá-los. Entre as suas características, o que mais vai diferenciar são os níveis de potência. Confira:
- Parafusadeira de 4,8V; ideal para instalações em placas de tomadas, e uso em eletrodomésticos, ou seja, seu desempenho é melhor em trabalhos leves.
- Parafusadeira de 9,6V; para metal ou madeira, com mandril de até 10mm. Indicada para montagem de moveis.
- Parafusadeira de 18V; mais potente, pode vir com a chave de impacto ou não. É indicada para o uso em concreto, alvenaria, e pneumática.
A parafusadeira ainda usa os Bits, que são as pontas de precisão da ferramenta. Acoplados de acordo com a aplicação desejada pelo usuário.
Afinal, qual é a diferença entre furadeira e parafusadeira?
Bom, basicamente a furadeira é mais atuante no uso doméstico, para perfurar e fixar quadros, prateleiras, estantes, tec.
Já a parafusadeira é mais comum no uso de profissionais de montagem de móveis, e outras instalações. E, se preferir, ainda há uma ferramenta que agrega as funções das duas ferramentas em uma só.
É a furadeiras-parafusadeiras, que perfura, aperta e afrouxa os parafusos.
Furadeira, parafusadeira ou furadeiras-parafusadeiras?
Eu particularmente gosto da Makita 12V. Tem um preço bom e atende ambas situações.
Contudo, independente da sua escolha, não se esqueça do material de proteção individual como, luva, óculos máscara, protetor auricular.
Enfim, agora que você já sabe como escolher a sua ferramenta ideal, furadeira ou parafusadeira, ou as duas, compartilhe esse conteúdo com amigos ou familiares para que eles também saibam.
Um grande abraço!
0 Comentários