Como Fazer um Painel de Madeira Fácil e Estiloso para Decorar sua Casa!
Olá!
Quer dar uma melhorada no cafofo com alguma coisa bem estilosa? Eu sugiro usar madeira!
Os painéis ripados dão um ar bem legal para o ambiente e facilitam pendurar coisas a ele entre os vãos, como no meu caso!
Nesse post eu mostro como eu fiz para construir um painel de ripas de madeira ou painel ripado para melhorar o meu estúdio, cenário, oficina, cafofo onde gravo vídeos.
Ah! falando nisso, tem vídeo no YouTube mostrando a montagem desse painel:
Material Necessário
- Ripas de madeira de deck boleadas de 7 cm de largura x 2 de espessura (medidas padrão para deck)
- Pedaço de ripa de 0,5 a 1 cm de espessura
- Parafusos de madeira de 35 x 3,5 mm
- Parafusos p/ alvenaria de 45 x 5 mm
- Buchas de 8 mm
Quanta Madeira eu Preciso?
Isso vai depende de duas possibilidades: A largura da sua parede (meu caso) ou a largura que você quer que seu painel tenha!
Então, decidida a largura, meça o pé direito da sua sala, que é a medida do teto até o chão.
Com as medidas em mãos, é fácil. A largura do seu painel é a largura que serão cortadas as ripas horizontais, enquanto a altura do pé-direito será o corte das ripas verticais.
Eu sugiro deixar as ripas verticais 1 cm menores que a medida que você tiver de pé direito para compensar imperfeições que possam existir no teto ou no piso.
Quantidade de Ripas Verticais
- Normalmente se deixa em torno de 50 cm de espaçamento entre as ripas. Então você irá pegar a dimensão que mediu e dividir por 0,50;
- O número que encontrar, arredonde para baixo, ou seja, se encontrar 3,5, considere apenas 3.
- Agora soma-se 1 a esse número: esse é o número de ripas.
Vamos ver um exemplo numérico abaixo!
Vou usar a imagem acima como nosso exemplo para todos os cálculos!
Como foi medido 2,50 metros, dividimos 2,50 por 0,50. Isso resulta em 4. Como o número é redondo, continuaremos considerando 4.
Soma-se 1 a esse número, resultando em 5. Logo, serão necessárias 5 ripas.
Como a gente arredonda o número, pode não dar exatamente 5. Lá nas laterais, eu costumo deixar uma folga. No vídeo acima, por exemplo, eu deixei a primeira ripa a 15 cm da parede.
Isso não é necessário, mas esteticamente fica melhor. Pode deixar algo entre 5 e 15 cm sem problemas.
Quantidade de Ripas Horizontais
Considerando o mesmo raciocínio anterior, só que agora com as ripas horizontais, vamos usar a medida de pé direito no cálculo.
Escolha qual o afastamento quer deixar entre as ripas, que pode variar de 0 (nada) ao quanto você quiser. Eu recomendo algo entre 5 e 10 mm, sendo 5 bem junto e 10 já dá para ver a parede por trás.
Vamos supor que você queira fazer com 5 mm de afastamento entre as ripas.
Pega-se o valor do pé direito e divide ele pela largura da ripa, que no caso tem 7 cm – esse é o número de ripas necessário.
No nosso exemplo, o pé direito é de 2,50 metros. Dividindo por 7 cm da ripa (ou 0,07 metros) temos 2,50 / 0,07 = 35,7 ripas. Arredondando para baixo, são 35 ripas1.
Tem um detalhe, mas você pode ignorá-lo. As folgas entre as ripas vão acabar gerando 2 ou 3 ripas as mais nos cálculos. Você pode simplesmente ignorar isso e considerar como peças extras para trocar caso alguma tenha defeitos ou calcular no detalhe. No caso de 35 ripas, você terá 34 espaços de 5 mm entre cada, somando 170 mm (35 x 5) ou 17 cm de folga total. Se pegar os 17 cm e dividir pela largura da ripa de 7 cm, terá 2,42. Ou seja, 3 ripas a mais.
Como Montar o Painel na Parede
Quantidade de Parafusos
Agora que você já tem a quantidade de material necessária, irá precisar de uma furadeira parafusadeira e um monte de parafusos.
Considerando que iremos colocar 3 parafusões em cada ripa vertical para colocar na parede, você precisa de 15 parafusões e 15 buchas de 8 mm
E, se usará 35 ripas horizontais, irá precisar de 5 x 35 parafusos, ou seja, 175 parafusos de madeira que tenham comprimento menor que 40 mm.
Também pode optar por fixar as ripas horizontais com pregos. Mas eu sugiro que não use pregos nas ripas que forem imediatamente em cima dos parafusos de fixação à parede e sim, parafusos. Isso facilitará na hora de arrancar da parede.
Fixação das Ripas Verticais
Com bucha e parafuso. Não use pregos nessa parte porque o painel irá ficar BEM pesado e fica meio arriscado usar pregos.
Comece furando apenas os furos superiores com uma broca de alvenaria e usando a função Impacto da sua furadeira. lá próximo ao teto e fixe as ripas apenas nesses furos, primeiramente.
Use uma broca de 8 mm que é mais ideal para esse peso todo.
Com isso, a própria ripa pendurada servirá de gabarito ou de prumo para marcar o local dos furos inferiores.
Além disso, é interessante desalinhar do centro da ripa vertical os parafusos que fixam as madeiras à parede para evitar que você esbarre os parafusos que fixarão as ripas de cima nos parafusos debaixo
Considerações
Não é difícil fazer esse painel! Mas é trabalhoso. Madeiras muito grandes pode ser necessário o auxílio de uma outra pessoa
Sempre use o espaçador em todas as parafusadas que fizer nas ripas horizontais. A madeira Pinus costuma ser meio empenada e isso garante que todas ficarão bem certas
Eu uso parafusos porque acho mais fácil montar com parafusadeira e também posso desmontar a qualquer hora e reaproveitar o material ou soltar alguma peça para fazer manutenção ou passar fios.
Espero que você tenha gostado desse projeto! Assista ao vídeo acima que eu mostro em detalhes o processo de montagem do painel!
Um grande abraço!
0 Comentários